O ano novo chinês tem início a 12 de Fevereiro de 2021, e o animal do ano é o Boi Metal.

Vamos falar da energia deste ano na sua casa, e como a pode aproveitar para conquistar os seus objectivos e tirar maior proveito do seu espaço.

Como já vimos no ano passado, 2020  Rato Metal, para identificar as diferentes secções da sua casa deve dividir a planta em 9 secções com partes iguais (como no exemplo abaixo) e identificar onde se posiciona a orientação a Norte, assim como os restantes pontos cardeais para cada secção. Deve usar uma bússola para este efeito.


De acordo com a escola das estrelas voadoras do Feng Shui, o numero do ano 2021 é o 6. Fazendo o quadrado mágico do ano, conseguimos identificar as estrelas associadas a cada ponto cardeal: Norte - 2, Nordeste - 9, Este - 4, Sudeste - 5, Sul - 1, Sudoeste - 3, Oeste - 8 e Noroeste - 7.

Logo, basta associar o numero de cada ponto cardeal às secções criadas na planta da sua casa. (Como no exemplo abaixo)

Cada um destes números representa uma estrela diferente, que traz consigo diferentes influências e características. Vamos agora ver cada uma destas estrelas individualmente, o que significam e como pode potenciar os aspectos positivos e diminuir os aspectos negativos.

Ano de 2021 - Ano do Boi Metal (yin)

A NORTE - Energia da estrela 2
Doença e alimentação
Este é um sector menos bom da casa, onde a estrela 2 que é a energia da terra fértil e da nutrição através da agricultura, visita o elemento água a Norte. Não sendo favorável, devemos suprimir esta energia utilizando elementos de metal. Pode ser um espelho, ou qualquer peça de metal com volume.

Caso esta seja uma divisão que frequente bastante, para alem de colocar o elemento de metal, tenha mais atenção à sua alimentação e cuide da sua saude, não só de comida, mas de pensamentos, pois pensamentos podem alimentar melhor ou pior a nossa saúde.

A NORDESTE - Energia da estrela 9
Felicidade e Riqueza
É a Nordeste que está situado o grão-duque do ano, logo, não devemos fazer obras ou sequer pendurar quadros nesta secção da casa. Deve-se manter limpa, organizada e positiva.

Sendo uma estrela com energia próspera, use-a sem moderação para trazer felicidade e riqueza, use uma lamparina vermelha, ou acenda uma vela para acelerar resultados.

A ESTE - Energia da estrela 4
Energia da criança
Nesta secção a Este com a estrela 4 também se deve evitar fazer obras. Uma secção que só é favorável este ano para os estudos. Idealmente para área de estudos de crianças. De resto não é muito favorável este ano pelo que se deve usar com muita moderação. Se for adulto e tem que permanecer neste espaço, atenção para não ser induzido em erro, por se rodear de pessoas que podem não ser as mais adequadas.


A SUDESTE - Energia da estrela 5
Área a evitar ao máximo
Uma área que deve ser evitada sempre pois a energia do 5 é de problemas. Mantenha-a limpa e arrumada, mas evite passar lá muito tempo. Se este sector ficar num espaço importante como um quarto ou a porta da casa, coloque elementos de metal robustos para suprimir essa energia negativa. Um espelho é uma excelente solução, mas nunca o coloque de frente para uma porta.

A SUL - Energia da estrela 1
Eventos felizes
Este é um sector que tem uma energia muito favorável para quem procura iniciar um novo projeto, criar novos conteúdos ou encontrar ajuda das pessoas certas para o fazer. Use este espaço para refletir, delinear uma estratégia ou mesmo trabalhar, esta é a energia que o vai ajudar a prosperar no caminho de um novo desafio com sucesso.

A SUDOESTE - Energia da estrela 3
Harmonia familiar
Este é um sector que representa a energia da mulher da casa, e este ano recebe a estrela 3, da energia e do desporto, que fomenta a acção e a coragem para agir. É sempre uma energia favorável aos desportistas de competição ou valorizar um estilo de vida mais ativo e dinâmico. No entanto, quando não há forma de canalizar esta energia intensa deve-se ter atenção para não gerar discussões, pois esta energia intensa explode com facilidade. 
Caso as pessoas que passem mais tempo neste espaço não tenham hábitos de desporto, ou não sejam pessoas muito ativas, deve-se acender uma vela ou uma lamparina de vez em quando para atenuar a sua influência.


A OESTE - Energia da estrela 8
Prosperidade
Esta influência dará apoio a tudo o que esteja já em desenvolvimento na sua vida, com influência positiva na sua reputação, no retorno de investimentos, e na progressão de carreira. Use muito este espaço para trabalhar ou para conquistar harmonia. Talvez esta seja a secção melhor do ano, pois é favorável para qualquer tipo de utilização, seja para dormir, trabalhar ou conviver, permaneça aqui o máximo possível. Ative acendendo uma vela ou lamparina.

A NOROESTE - Energia da estrela 7
Agressividade
Esta é a secção dos amigos, do homem e do sonho, que este ano por ter elemento metal, torna o Noroeste mais negativo com muita força. Opte por diminuir a energia desta área utilizando a cura com madeira: colocar 3 bambus em água, e mantenha janelas e portas fechadas.

Cada casa tem o seu formato, e para casas com formatos irregulares pode acontecer que sejam perdidos alguns sectores e a sua respectiva energia.

Tire o maior proveito de cada divisão da sua casa a seu favor, crie espaços de leitura e convívio nas melhores zonas, e mantenha arrumadas, limpas e pouco utilizadas as áreas menos boas. É importante que mantenha sempre um ambiente e layout de mobiliário harmonioso no espaço.

Se precisar de um acompanhamento mais próximo, conte com o SOI para o ajudar.