O Feng Shui sempre foi uma área de interesse para o ocidente, no entanto, o seu correcto entendimento é muitas vezes confundido com superstições e espiritualidades.

Mais recentemente, o SOI Home & Store Design incluiu nos seus projetos a utilização de técnicas de Feng Shui para tomar decisões no design de espaços. Os resultados que temos obtido levaram-nos a escrever este artigo, onde partilhamos de uma forma simples e prática alguns métodos para tirar partido da energia da sua casa neste ano do Rato (2020) que se inicia a 4 de Fevereiro. Para isso, só precisa de saber para onde está o Norte.

Os 5 principais conceitos necessários a apreender antes de mergulharmos no assunto são:

1) No Feng Shui uma casa divide-se em 8 “fatias”, que se chamam setores.
Cada setor
corresponde a um ponto cardeal, divididos a partir do centro do espaço em partes iguais (como na imagem abaixo). Assim que souber o Norte é só começar a divisão.

2) A cada sector é associado um número, uma energia.
No Feng Shui, cada sector é representado por um número, que corresponde a uma determinada energia, também chamada de “estrela”. Estas são as estrelas deste ano para cada ponto cardeal. 



3) A energia de uma casa não se altera, aproveita-se.
Todas as casas têm energias favoráveis e desfavoráveis, que dependem da sua localização, da Era e do Ano em que vivemos, e das acções de quem lá habita. 
Uma casa pode ser vantajosa para um ocupante, e desvantajosa para outro.

4) O Feng Shui pode ser utilizado para todo o tipo de espaços: casas, lojas, escritórios, etc.
Use-o a seu favor em todos os locais onde passa mais tempo durante o dia.
Só conseguimos usufruir
da energia de um espaço se nele permanecermos por muito tempo, pois esta energia é composta pela interligação de pessoas/ tempo/edifício/envolvências.

5) Se uma determinada divisão usufrui de vários sectores, o sector que engloba a porta dessa divisão é mais forte que os restantes.

Ano de 2020 - Ano do Rato
2020 é o ano do Rato. Diz-se ser um ano de início de ciclo por ser o primeiro animal do ciclo de 12 anos do horóscopo chinês. 

A NORTE - Energia da estrela 3

Área da coragem.
A zona a Norte da casa será uma área onde a energia do Rato estará activa, e como animal do ano esta será bastante influente. É uma excelente área para atletas de alta competição ou desportistas, por se tratar de uma energia que flui com muita intensidade e que nos move para um objectivo físico. No entanto, se não é desportista e passa muito tempo nesta área da sua casa, pode vir a ter muitas discussões, pois esta energia intensa explode com facilidade. Se for esse o seu caso, acenda uma vela ou uma lamparina com frequência e em segurança de modo a reduzir a sua.

A NORDESTE - Energia da estrela 1

Área dos novos caminhos.
Este é um sector que tem uma energia muito favorável para quem procura iniciar um novo projeto ou encontrar ajuda para o fazer. Seja para refletir, delinear uma estratégia ou mesmo trabalhar, esta é a energia que o vai ajudar a prosperar no caminho de um novo desafio.


A ESTE - Energia da estrela 5

Área a evitar.
Uma área que deve ser evitada este ano pois a sua energia é de problemas. Mantenha-a limpa e arrumada, mas evite passar lá muito tempo. Se este sector ficar num espaço importante como um quarto ou a porta da casa, coloque elementos de metal robustos para amenizar essa energia negativa. Um espelho é uma excelente solução, mas nunca o coloque de frente para uma porta.

A SUDESTE - Energia da estrela 6

Balanço na carreira
Se a sua carreira profissional tem estado num ritmo ascendente, este é o local ideal para manter a sua progressão. No entanto, se não tem evoluído profissionalmente da forma que deseja, este não é o sítio ideal. Opte pelo sector onde encontra a estrela 8, a Noroeste.

A SUL - Energia da estrela 2

Stress e investimentos Imobiliários
Este é um sector menos bom da casa, onde teremos uma energia de stress, propensa a problemas relacionados com o estômago e digestão - use por isso elementos de metal para amenizar. A excepção é se tiver investimentos imobiliários, pois nesse caso, esta área tornar-se-á positiva. No espaço de uma imobiliária por exemplo, este deverá ser um sector de elevada circulação e permanência.

A SUDOESTE - Energia da estrela 4

Porta dos relacionamentos
Um excelente sector para se conviver em família ou em casal, pois este sector propõe boas relações, romance e viagens. Por ser uma estrela intelectual, também está positiva para o estudo académico, um bom sector para estudantes ou profissionais de letras.

A OESTE - Energia da estrela 9

Felicidade e Riqueza
É a Oeste e a Noroeste que estão as áreas mais prósperas da casa, um dos principais sítios a permanecer este ano. Active esta energia utilizando o espaço com muita frequência e incluíndo elementos de madeira e lamparinas. Qualquer mobiliário de tom mais vibrante ou com mais brilho encaixará muito bem neste espaço.

A NOROESTE - Energia da estrela 8

Prosperidade
Esta influência dará apoio a tudo o que esteja em desenvolvimento na sua vida, com influência positiva na sua reputação, no retorno de investimentos, e na progressão de carreira.

Cada casa tem o seu formato, e para casas com formatos irregulares pode acontecer que sejam perdidos alguns sectores e a sua respectiva energia.

Tire o maior proveito de cada divisão da sua casa a seu favor, crie espaços de leitura e convívio nas melhores zonas, e mantenha arrumadas e pouco utilizadas as áreas menos boas. É importante que mantenha sempre um ambiente e layout de mobiliário harmonioso no espaço.

Se precisar de um acompanhamento mais próximo, conte connosco para o ajudar. Contacte-nos  para mais informações.